fbpx

Blog Voltar


Hábitos saudáveis: como ensinar para as crianças desde cedo

Por Clínica da Criança e do Adolescente

Muitas mães e pais nos procuram para saber sobre os hábitos mais saudáveis para ajudar seus filhos a se desenvolverem da melhor maneira possível em cada etapa. O que percebemos por aqui é que a maior dificuldade está em fazer novos hábitos se encaixarem na rotina da família.

Um grande marco para a família, por exemplo, é o momento da Introdução Alimentar (IA), pois existe todo um processo por trás dela, como criar horários mais determinados, ter opções de bons alimentos e toda a logística que envolve a preparação de uma refeição para o bebê. Quando a família gosta dos mesmos alimentos que são bons para a criança e já tem a prática de preparar refeições, todo esse processo fica um pouco mais leve, pois é necessário apenas um ajuste nos temperos e consistência de alguns alimentos. Mas, quando a família possui um cardápio mais limitado e horários pouco flexíveis, esse início pode se tornar uma verdadeira tortura. Aqui na CDC temos uma Nutricionista que dá dicas valiosas para tornar esse processo mais leve. É importante que os pais se abram para experimentar e conhecer alimentos que, às vezes, não fazem parte da sua rotina, fazendo da IA uma oportunidade para que toda a família adquira melhores hábitos alimentares.

Outro hábito importante é a realização de atividade físicas; não estamos nos referindo somente à prática de esportes, mas ao brincar também. Estimular atividades interessantes e variadas, como música, dança, atividades artísticas, montar uma cabana com lençóis ou fazer uma guerra de travesseiros por exemplo; use a imaginação e busque por experiências. Enquanto as crianças são menores, a ideia é apresentar opções de interação, deixando-as mostrar também o que lhes interessa. Conforme a criança vai crescendo, ela mesma irá demonstrar o que gostaria de aprender mais e aí cabe à família entender e proporcionar atividades mais direcionadas.

Os hábitos saudáveis são reflexos da nossa consciência sobre as nossas ações no dia-a- dia. Como as crianças estão o tempo todo usando os seus pais como exemplos, querer desenvolver hábitos saudáveis nelas requer rever também as nossas escolhas. Então, lembre-se: o que é bom para ela, é bom para você também. 

Por fim, criamos algumas dicas mais pontuais do que acreditamos:

– Cuide da alimentação: escolha bons produtos, faça um planejamento, experimente o mesmo alimento em diferentes formas de preparo, desembale menos e descasque mais.

– Se divirta: às vezes para descansar precisamos nos movimentar. Olhe nos olhos da criança e vá com ela pelos caminhos que ela te levar. Apresente opções de objetos e de sensações, não se prenda a regras e pense que o objetivo ali é ter um momento bacana com o seu filho. 

Cuide da saúde mental: esteja sempre atento para reconhecer as conquistas da sua criança, para dar colo quando ela precisar, para se conectar com ela e dar a segurança que ela precisa. Quando estiver interagindo com crianças, fale coisas que vão incentivá-las a persistir, a aprender e a se superar e que a ajudem a construir sua auto-estima de maneira saudável. Se perceber sinais de que algo não vai bem, não hesite em buscar ajuda da Psicologia!

Conte sempre com a Clínica da Criança e do Adolescente na sua jornada de parentalidade!

Clínica da Criança e do Adolescente. A saúde do seu filho sob controle.