Meu filho está tossindo – e agora??

por Clínica da Criança em 17 de maio de 2022

Quem aí nunca teve uma noite mal dormida porque o filho estava com tosse? Junte-se a nós, é sobre isso!

Tosse é uma coisa tão chata que até Jô Soares já dizia que “o chato, quando está com tosse, não vai ao médico, vai ao teatro”. Mas você sabia que ela é nossa aliada?

A tosse incomoda (e como!), mas é importante para a proteção das vias aéreas. Ela ajuda na proteção das vias aéreas inferiores (= VAI = pulmões) impedindo o acúmulo de secreções e a entrada de corpos estranhos (alimentos, água e objetos) nos mesmos.

Assim, a primeira informação que você tem que saber é que a tosse é sempre um SINTOMA, e não uma doença. As pessoas tossem por diversas causas (asma, resfriados, pneumonias, bronquiolite, Covid…) e cada uma dessas doenças requer um tratamento específico. Ou seja: não existe um remédio “milagroso” para a tosse. Para cada causa é necessário um tratamento individualizado.

Alguns tipos de tosse são mais característicos de determinadas doenças, e a lista é extensa, mas vamos tentar fazer um apanhado geral. Vem comigo!

Tosse seca expressa ausência de secreções nas VAI e é comum nos casos de qualidade do ar inadequada (baixa umidade, poluição e/ou tabagismo passivo) mas se acompanhada de falta de ar e sibilância (chieira) ou relacionada a esforços físicos é um forte indicativo de asma (que o leigo teima em chamar de “bronquite”). Fique ligado!

Tosse produtiva/ peito cheio/ encatarrada já é mais relacionada a processos infecciosos, sejam do próprio pulmão (pneumonias e similares) ou das vias aéreas superiores (sinusites), porque a secreção desce para os pulmões. Quando o catarro está purulento normalmente é necessário o uso de antibióticos, mas cada caso é um caso, e é importante uma consulta para avaliação individual e eventual solicitação de exames.

No caso de tosse com sangue, atenção: esse é um sintoma mais grave, sendo comum em casos de tuberculose.

Já a tosse rouca “de cachorro” normalmente é característica da laringite, uma condição que pode provocar grave insuficiência respiratória e que, infelizmente, tende a se repetir.

E fique alerta: se além da tosse, seu filho apresenta outros sintomas como desânimo, inapetência, falta de ar, febre, dor de cabeça, dor no corpo, procure imediatamente assistência médica.

Não dê medicamentos sem prescrição médica e evite as dicas das amigas – o que serve pra um não serve pra outros. O tratamento depende sempre da causa, lembrou?

Siga as medidas universais de prevenção de contágio de doenças respiratórias (hidratação, higienizar as mãos com frequência, evitar o contato das mãos com o nariz, boca e olhos, e evitar contato próximo com pessoas infectadas). Cuidados simples, mas que fazem toda a diferença!

E, claro, aplique todas as vacinas recomendadas pela OMS para todas as idades, ainda que não disponíveis pelo SUS (inclusive a contra gripe e pneumocócica). Na Imunovida você encontra todas elas, é só chegar e vacinar!

Resumindo: tosse não é doença, é sintoma, e cada caso requer um tratamento específico.

Se precisar conte sempre conosco. Aqui os nossos médicos vão te mostrar o que é bom  pra tosse!