Você sabe o que é o Tórax escavado?

Por Dra. Aimée Ramalhete
Cirurgiã Pediátrica da Clínica da Criança e do Adolescente

Dentre as deformidades congênitas da parede torácica, o Pectus excavatum, também conhecido como tórax escavado ou de sapateiro, é a mais frequente.

Esta condição caracteriza-se por uma depressão do osso esterno e das costelas, e é causada por um crescimento excessivo das cartilagens que ligam as costelas a este osso.

Normalmente o tórax escavado é detectado na infância e torna-se mais evidente durante o estirão do crescimento na puberdade. Embora na maioria das vezes não apresente mais sintomas além do afundamento do esterno, uma parcela pequena dos pacientes relata dor torácica, palpitações, arritmias e dificuldade para realizar exercícios físicos intensos, que decorrem da compressão dos pulmões e deslocamento do coração causados pelo afundamento do osso esterno em casos mais severos.

O comprometimento estético, no entanto, costuma ser o maior transtorno causado pela condição, principalmente se tratando de adolescentes, pois pode causar ou contribuir para o agravamento de transtornos psicológicos, inclusive diminuindo a interação social e resultando em casos uma reclusão voluntária.

E qual é o tratamento indicado?

O tratamento clínico pode ser realizado em casos iniciais, com o uso de órteses, terapia com vácuo e um programa de atividades físicas específicas. Em caso de falha ou em situações de deformidades mais significativas, o tratamento indicado é cirúrgico.

Na Clínica da Criança e do Adolescente, realizamos a técnica minimamente invasiva onde se utiliza uma barra estabilizadora colocada atrás do esterno para corrigir a deformidade do tórax. Essa barra é colocada por duas pequenas incisões nas paredes laterais direita e esquerda do tórax sob visualização direta por videotoracoscopia. Os resultados estéticos são muito satisfatórios, o impacto psicossocial é bastante positivo, estimulando cada vez mais o emprego desta técnica.

Então, caso seu filho apresente sintomas dessa condição, você já sabe que aqui pode contar com os profissionais mais atualizados, competentes e confiáveis para realizar o diagnóstico e todos os procedimentos necessários para o seu bem-estar físico e social.