Fimose: dúvidas e tratamento

(por Dra. Aimée Ramalhete)

Meu filho tem fimose?

A fimose é uma condição em que a pele do final do pênis (prepúcio) apresenta um anel estreitado que dificulta a exposição da cabeça do pênis (glande).

Algumas vezes é confundida com acolamento/aderência da pele à glande, que diferentemente da fimose, não apresenta o anel fibrótico estreitado.

Quais problemas a fimose pode acarretar?

O principal problema é a dificuldade de limpeza e higiene local. Com o acúmulo de secreções pode ocorrer infecção urinária e inflamação local (balanopostite). Além disso, o anel fibrótico pode provocar o aprisionamento da glande (parafimose).

Pode tentar abrir a fimose em casa?

Em casos selecionados, com orientação médica, pode ser tentado o uso de pomadas locais associado à massagem. Essa pomada tende a amolecer o tecido e afinar a pele da fimose. Mas, lembrando que não se deve forçar a pele para baixo, podendo causar rachaduras locais, que além de sangrar e doer, também provoca uma cicatrização que piora ainda mais o anel fibrótico da fimose.

Quando operar a fimose e como é a cirurgia?

A cirurgia é indicada em casos que já existem complicações, como balanopostite, infecção urinária e parafimose prévias. Ou nos casos em que a fimose persiste mesmo após o uso de pomada local.

A cirurgia consiste em retirar o anel da fimose. Existem 2 técnicas principais, a clássica com pontinhos que caem sozinhos ou a técnica com anel – plastibel. A escolha da técnica vai depender principalmente da preferência do cirurgião associado à vontade da mãe.

O procedimento é sempre realizado em centro cirúrgico e com anestesia geral e, de um modo geral, o paciente é liberado para casa no mesmo dia da cirurgia.

Independente da técnica escolhida, alguns cuidados pós-operatórios são necessários, como: repouso relativo (afastamento da escola por 7-10 dias e atividade física por 1 mês), limpeza local com água e sabonete no banho, manter a área sempre limpa e seca e aplicação de pomada.

O grau de dor após a cirurgia vai depender de cada pessoa, mas geralmente as crianças se recuperam bem, ficando uns 3 dias mais quietas e após já estarão aprontando e a mãe tentando segurar.

Consulte seu médico para dúvidas e avaliar o melhor tratamento.