fbpx

Blog Voltar


Fonoaudiologia: você sabe quando procurar um profissional da área?

Por Dra. Mariana Barbosa de Carvalho, fonoaudióloga da Clínica da Criança e do Adolescente

O crescimento da atuação de fonoaudiólogos na área da saúde é perceptível nos últimos anos. O profissional, que é mais conhecido por atuar com a comunicação oral, vem sendo reconhecido nas equipes multidisciplinares, assim como seus resultados alcançados no que diz respeito à promoção da saúde e reabilitação do paciente. No entanto, muitas pessoas ainda não sabem ao certo quando procurar um profissional, seja para seu filho, seja para um idoso ou até para elas mesmas. Vamos descobrir?

Afinal, o que um fonoaudiólogo faz?

Apesar de ser mais conhecido como profissional da voz, o fonoaudiólogo, segundo o Conselho Regional de Fonoaudiologia (4ª Região), pode atuar em até 14 áreas diferentes, sendo elas:

– Audiologia;

– Linguagem;

– Motricidade orofacial;

– Saúde coletiva;

– Voz;

– Disfagia;

– Fonoaudiologia educacional;

– Gerontologia;

– Fonoaudiologia neurofuncional;

– Fonoaudiologia do trabalho;

– Neuropsicologia;

– Fluência;

– Perícia Fonoaudiológica;

– Fonoaudiologia Hospitalar.

O profissional atua de maneira a prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar inúmeros distúrbios, como por exemplo, da fala, da linguagem ou da motricidade orofacial.

Quando devo procurar um fonoaudiólogo?

É muito importante estar atento aos sinais que surgem durante o desenvolvimento das habilidades orofaciais da criança ou por qualquer dificuldade que possa vir a ser adquirida, seja na comunicação oral, seja na deglutição ou em outros problemas que podem ou não estar associados ao sistema neurológico.

Dessa forma, “mamães com dificuldades de amamentar, bebês com dificuldade de sucção do leite materno, crianças com troca de falas, gagueiras e dificuldade de aprendizado, adultos com distúrbios de voz, audição ou perdas auditivas e idosos com distúrbios de deglutição e mastigação” (CREFONO4) são alguns dos exemplos que podem e devem buscar um profissional de fonoaudiologia para tratar desses distúrbios. Ainda segundo o CREFONO4, esses distúrbios podem acontecer em qualquer fase da vida.

E agora?

Na Clínica da Criança e do Adolescente retomamos o atendimento fonoaudiológico com ênfase em tratamento de linguagem, fluência, transtornos e síndromes e motricidade orofacial. Entre em contato conosco para saber informações adicionais e agendar um horário!

Clínica da Criança e do Adolescente. A saúde do seu filho sob controle.