fbpx

Blog Voltar

Você sabe o que é Medicina do Sono?

Por Dr. Henrique Binato | CRMMG 47998

Olá! Você sabia que existe uma especialidade médica chamada Medicina do Sono?

“Ah, que nada, dormir é da nossa natureza, nem precisa de médico pra isso!”

Então deixa eu te propor essa leitura aqui; ela será rápida e espero que seja divertida e esclarecedora.

Você que está lendo esse texto agora, seja na hora que for, deve estar acordado(a), não é?! E na hora que estiver com sono, você irá fazer seu ritual de escovar os dentes, botar o pijama, desligar a luz – talvez ler um livro ou ver televisão – e em poucos momentos já estará nos braços de Morfeu (o Deus grego dos sonhos), não é verdade?!

Mas nós, adultos, já somos bem grandinhos para sabermos a hora e o jeito de irmos dormir… Os pequenos não.

O mecanismo de sono-vigília (o ato de ficarmos acordados) é regulado por uma série de eventos neurológicos, bioquímicos e ambientais que formam uma rede bem complexa em prol de manter nosso organismo pronto para a vida diária quando a gente acorda. Acontece que os bebês ainda demoram um pouco – às vezes um muito – para entrarem no ciclo adequado entre dormir e acordar.

E aí que vem o problema: bebê que demora para dormir, que acorda muito, que dorme no colo, que não dorme na cama, ufa… É um monte de coisa jogando no time adversário e o time da casa – pai, mãe, irmãos, famílias e tal – acaba tendo que, às vezes, literalmente, suar a camisa para fazer a turma dormir.

A gente sempre escuta uma série de “fórmulas mágicas” que prometem trazer o sono perdido em três dias (ou noites); mas o que mais importa nessas horas é ter o que chamamos de Higiene do Sono. E isso nada mais é do que manter uma rotina de sono adequada, regulando os cochilos, botando a criança para dormir mais ou menos sempre no mesmo horário – desde que seja adequado, não deixar que a criança adormeça no colo, nem na mamadeira, e regulando estímulos auditivos e visuais no momento de embalar o soninho.

Na Clínica da Criança e do Adolescente nós temos muita gente – Pediatras, Neuropediatra e Pneumopediatra – que sabem bastante do assunto e estão prontos para ajudarem nessa tarefa que nem sempre é muito simples.

Agora deixa eu ir dormir…está batendo aquele sono… Zzzzzzzz
Abraços fraternos!