fbpx

Blog Voltar


Rola, senta, engatinha direitinho

por Clínica da Criança e do Adolescente
01 de novembro de 2022

O primeiro ano de vida possui uma curva de aprendizado muito grande para o bebê, os primeiros marcos motores aparecem com o controle de cabeça, o rolar, o arrastar e mais tarde o sentar, o engatinhar e a marcha no final preparando para andar.

Cada vez que o bebê aprende uma habilidade, ele se esforça para dominá-la, então ele vai ficar repetindo várias vezes e, dependendo da idade, poderá demonstrar claramente a satisfação por ter conseguido, podendo bater palminha ou sorrindo quando conseguir.

Estimular o bebê é fundamental, oferecendo um ambiente seguro, a liberdade de brincar no chão, podendo ser um tatame firme, brinquedos apropriados para idade, sempre buscar o contato olho a olho, reconhecer o feito alcançado de forma verbal (olha filho, você conseguiu se sentar sozinho!), não querer adiantar as etapas.

Muitas mães e pais sentem uma ansiedade em ver a criança desenvolvendo suas habilidades, mas todas elas dependem do desenvolvimento neuronal e físico da criança, por isso é importante proporcionar os estímulos certos e observar o que é esperado para cada etapa.

Alguns pais ainda insistem em querer colocar os bebês em andadores, o que além de ser perigoso, pelo risco de quedas e pela velocidade que a criança pode alcançar e acabar perdendo o controle, ele ainda prejudica o entendimento de qual é a postura correta e a pisada que ela precisa para se equilibrar. Os ossos, músculos, sistema visual, cérebro e equilíbrio precisam estar bem orquestrados, para que os marcos sejam atingidos.

Lembrando que um marco de desenvolvimento é previsto para uma idade, mas se, por exemplo, o seu filho fez oito meses e ainda não senta sozinho, isso não é exatamente um problema, mas é preciso atenção para analisar tônus muscular, estímulos e os outros pequenos desenvolvimentos até este período.

Então, parodiando a música do momento: “rola, senta, engatinha direitinho”, estimule, acompanhe e tenha um pediatra para tirar as suas dúvidas. O desenvolvimento motor diz muito sobre o desenvolvimento neurológico, por isso é importante entender sobre esse assunto.