Setembro Dourado

por Dra. Raquel Obolari Gonçalves
13 de setembro de 2022

O mês de setembro é destinado à conscientização do câncer infantojuvenil. Para isso foi criado o “Setembro Dourado” como um movimento para alertar pais, profissionais da saúde, educadores e sociedade em geral sobre a importância de se atentar aos sinais e sintomas sugestivos do câncer em crianças e adolescentes.

O câncer infantil é aquele que se manifesta do nascimento até os 14 anos de idade. Já a faixa etária do juvenil é considerada a partir dos 15 anos, com variações do limite superior entre estudos e instituições de tratamento, geralmente oscilando entre 19 e 21 anos.

O câncer constitui a primeira causa de morte por doença entre um a 19 anos de idade. Os três tipos de câncer mais comuns entre crianças e jovens são as leucemias, tumores no Sistema Nervoso Central (SNC) e os linfomas, por ordem de frequência. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados, aproximadamente, 12.500 novos casos de câncer por ano em menores de 19 anos.

Os sintomas do câncer são parecidos aos de outras doenças pediátricas e, entre outros fatores, o diagnóstico precoce contribui muito para as chances de cura, que podem chegar a mais de 80%, e ajuda o paciente a ter uma vida saudável após o tratamento.

Tipos de câncer infantojuvenil

Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são:

• Leucemia – é o tipo de câncer mais comum na infância.
  • Tumor do cérebro e sistema nervoso central – segundo tipo mais comum em crianças, representando 26% dos cânceres infantis.
  • Linfomas que atingem o sistema linfático – terceiro tipo mais comum em crianças.

Também acometem crianças e adolescentes:

• Neuroblastoma – É responsável por cerca de 6% dos cânceres infantis. Esse tipo de câncer ocorre em lactentes e bebês, sendo raro em crianças com mais de 10 anos;
  • Tumor de Wilms – Mais frequentemente diagnosticado em crianças com idade de 3 a 4 anos. Representa 5% dos cânceres infantis;
  • Retinoblastoma – tumor que atinge a retina, ou seja, o fundo do olho. Representa cerca de 2% dos cânceres infantis. Geralmente ocorre em crianças na faixa etária de 2 anos de idade e raramente é diagnosticado após os 6 anos. Ao direcionar uma luz ao olho de uma criança, o normal é que a pupila apareça vermelha, devido ao sangue dos vasos do fundo do olho. No olho com retinoblastoma, a pupila tem o aspecto branco ou rosa. Este brilho branco no olho geralmente é percebido em fotos tiradas com flash;
  • Tumor germinativo – ocorre em células que originam os ovários e os testículos;
  • Tumor ósseo – os dois tipos principais são o osteossarcoma e o sarcoma de Ewing.
  • Rabdomiossarcoma – começa nas células que normalmente se desenvolvem nos músculos esqueléticos, que participam do movimento do corpo. Pode ocorrer na cabeça e no pescoço, virilha, abdome, pelve ou nos membros (braços ou pernas). Representa cerca de 3% dos cânceres infantis.

Sintomas e sinais do câncer infantojuvenil

Na maioria das vezes, os sintomas estão relacionados a doenças comuns na infância, o que reforça a importância de visitas ao pediatra para o acompanhamento da saúde das crianças.

Os principais sinais de alerta para o câncer infanto juvenil são:

• Palidez;
  • Hematomas ou sangramento sem motivo aparente;
  • Dor óssea;
  • Caroços ou inchaços sem trauma;
  • Perda de peso sem explicação;
  • Febre;
  • Tosse persistente ou falta de ar;
  • Sudorese noturna;
  • Alterações oculares (pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos);
  • Distensão abdominal;
  • Dores de cabeça associadas a vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias);
  • Dor em membros;
  • Fadiga, letargia ou mudanças no comportamento; e
  • Tontura, perda de equilíbrio ou coordenação.

Diagnóstico do câncer infantojuvenil

Os cânceres infantis são raros e não há testes de rastreamento recomendados para detectar a doença em crianças que não apresentem risco aumentado. Crianças que tenham probabilidade maior de desenvolver um tipo específico de câncer, por causa de certas alterações genéticas herdadas de um dos pais, podem precisar de exames médicos cuidadosos e regulares.

Quando há suspeita, exames mais específicos e direcionados para os tumores devem ser solicitados.

Tratamento

O tratamento do câncer compreende três modalidades terapêuticas: cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Cada paciente terá a indicação de seu tratamento de forma individualizada, de acordo com o tumor diagnosticado de acordo com a extensão da doença.

Prevenção

A infância e a adolescência são períodos críticos do desenvolvimento. Neles, além da formação de hábitos de vida, a exposição a fatores ambientais pode afetar a estrutura ou a função de órgãos ou tecidos, comprometendo a saúde do adulto.