Anemia e os efeitos nas crianças

(Por Dr. Dorian Domingues)

Anemia, na verdade, é um sintoma como tosse, febre ou coceira. Ou seja: tem uma causa externa. Ao pé da letra, quer dizer “sem sangue” (an é princípio de negação, como anonimato, analfabeto) e “emia” é sufixo do que circula no sangue (glicemia, colesterolemia). Mas… e na prática?

Para o leigo, o sinal mais aparente é a palidez. E a confirmação é através da queda no nível de hemoglobina (a molécula que transporta o oxigênio no sangue) detectada num exame de sangue básico (o hemograma).

Recapitulando, pra nivelar o conhecimento: o oxigênio é o nosso principal combustível. O sangue transporta o oxigênio obtido nos pulmões através dos glóbulos vermelhos (hemácias) que contém uma proteína (hemoglobina), que é a responsável pela troca gasosa do gás carbônico que vem/oxigênio que vai pro resto do corpo na respiração. Se o nível de hemoglobina está baixo, o transporte de oxigênio é prejudicado e todo o corpo sofre os efeitos dessa baixa.

O principal componente da hemoglobina é o ferro. E a principal deficiência nutricional da humanidade é a falta de ferro = a anemia por falta de ferro é a carência nutricional mais comum do mundo, mesmo no avançado século XXI, reflexos da desigualdade.

Contudo, a anemia também pode ter outras causas. Falta de vitamina B12, patologias do sistema digestivo, deficiências enzimáticas específicas, alergias alimentares e outras doenças genéticas devem sempre ser excluídas. No caso das hemoglobinopatias como a anemia falciforme, o teste do pezinho (veja o nosso artigo aqui no blog) já exclui essas possibilidades.

Uma vez detectada a causa, a anemia deve ser tratada. E o tratamento varia de acordo com a causa.

SINAIS E SINTOMAS

Os sinais e sintomas de anemia são variáveis e dependem da intensidade da mesma. Quanto menor o nível de hemoglobina X menor tempo de instalação = sintomas piores.

Nesse exemplo uma pessoa saudável com um nível de hemoglobina ótimo que sofra uma hemorragia repentina tem (além da queda da pressão arterial) uma anemia súbita e pode mesmo morrer. Por outro lado, uma mulher adulta com menstruação excessiva perde um pouco de sangue a cada mês, e se habitua com isso. O organismo se adapta, e tudo segue bem, apesar da carência.

No extremo, a anemia levaria a déficits de peso e de estatura, imunodeficiências e a infecções/parasitoses de repetição. Na prática, isso é tão inseparável do combo desnutrição/analfabetismo/miséria que é difícil separar os limites de cada uma das entidades.

Dores ósseas (fique de olho!), desânimo, apatia e fraqueza também são relatados em casos intermediários.

Nos outros casos, a anemia de uma forma geral é assintomática.

Na prática, na população que tem acesso à nutrição, a anemia por falta de ferro é rara, mas o baixo estoque de ferro é comum, e só detectável através da dosagem dos níveis sanguíneos dos estoques de ferro. O que requer tratamento antes que evolua para doença (anemia).

O check-up anual do seu filho é indispensável para a aferição de vários parâmetros nutricionais, entre eles o ferro. Converse com o seu pediatra.

Se precisar conte sempre conosco.